Consultorio de Dramaturgia.

Consultorio de Dramaturgia

CONSULTORIO DE DRAMATURGIA Dramaturgo Consultor : Ariel Dávila. Seguimiento de procesos de escritura teatral via e-mail o presencial Estás e...

domingo, noviembre 29, 2009

sábado, noviembre 28, 2009

Espetáculo mistura documentário e ficção no Crato

Espetáculo mistura documentário e ficção no Crato

foto: Adelmar Filho

foto: Adelmar Filho

Construindo João, do casal de estrangeiros BiNeural-MonoKultur,dá oportunidade para público conhecer um pouco mais sobre a vida de cratenses enquanto acompanha peça encenada nas ruas

Quais são os limites entre o real e o fictício? Difícil responder; mais ainda para quem acompanha Construindo João, do casal Ariel Dávilla e Christina Ruf, o BiNeural-MonoKultur. A “intervenção cênica documental”, como os dois chamam o espetáculo, mistura ficção à vida real de alguns moradores da cidade de Crato, onde a obra é encenada.

João, interpretado pelo ator de Juazeiro do Norte Joseph Olegário, é um homem que sai pelas ruas de Crato em busca de uma mulher desaparecida. Nessa procura, ele sai da casa de “Dona Côca”, na Rua José Carvalho, e passa por locais como o Sebo Kariri, o Salão Belezarte e a Barberia Salon Elite, onde a peça é encerrada. O público, por sua vez, segue João ouvindo a narração da trama em fones de aparelhos de MP3.

No trajeto, quem assiste ao espetáculo tem a oportunidade de conhecer não só a história de João, mas também dos cratenses que participam da peça interpretando a si próprios. Esse mecanismo de criação obrigou o argentino Ariel e a alemã Christina a realizarem uma pesquisa na cidade de Crato antes de finalizarem o texto da “peça”.

“Precisamos chegar aqui dez dias antes da mostra; pois a gente tinha um pré-roteiro elaborado e o resto foi escrito a partir de entrevistas feitas na cidade. Dessa maneira, os espectadores podem conhecer um pouco mais da vida de pessoas que moram e trabalham ali, enquanto acompanham a história de João”, explica Ariel.

Ainda há tempo para saber o resultado das buscas da personagem e ter uma pequena noção da realidade dos cratenses que “atuam” na peça. Basta ir à casa de Dona Côca, na Rua José Carvalho, no Crato, às 15h30, 16h30 ou 17h30. Mas é bom não perder tempo, pois a obra só é encenada até quinta-feira (19) e tem público limitado a oito pessoas por apresentação.

Por João Noé

viernes, noviembre 13, 2009

Construindo João- Intervenção cênica com os moradores de Crato, Ceará.


BiNeural-MonoKultur apresenta:
Construindo João- Intervenção cênica com os moradores de Crato, Ceará.

(Mostra de Artes SESC CARIRI – 2009.)

...Ele poderia se chamar João, ou talvez Carlos ou Marcelo. Ele não é daqui.
Como o chamamos? Joao? Carlos? Marcelo?
Pelo momento chamaremos ele de João.

Ele percorre uma rua em Crato, procurando entre os moradores uma resposta.
O que será que traz ele até aqui? Quem ele é?

Seguiremos ele...

----------------------------------------------
Horários: 15:30 / 16:30 / 17:30

Todos os dias da Mostra (13. - 20.11.09) - exepto domingo!!!

Ponto de encontro: Casa da Dona Côca, Rua José Carvalho esqu. Rua da Penha. Crato, Ceará. Brasil.

Cupo limitado (8 pessoas)


Com:
Maria "Côca" do Socorro Silva
Samara Inácio
Maria Silvania Siebra David
Maria Corrinha do Socorro Araújo
Marlene Eneide Go
nçales dos Santos
José Alves
e

Joseph Olegario (ator)

Mostra de Artes SESC Cariri en Crato, Ceará, Brasil! 13.-20.11.2009.

-> http://mostracariri.wordpress.com